Capitulo cinco-mitologias da avaliação:de como ignorar, em vez de enfrentar problemas - pedro demo
PEDAGOGIA DA AVALIAÇÃO
A base de argumentação defende –se em duas perspectivas mais fulcrais: uma proveniente da perspectiva social, outra da perspectiva metodológica. Na perspectiva social, faz parte do cuidado pedagógico formar cidadãos que saibam conviver e ser solidários. O mercado não pode ser o referencial central da vida das pessoas, nem a imposição por parte do mais forte. Avaliações que exacerbam o efeito classificatório facilmente deturbam a relação pedagógica, chegando às raias da humilhação sistemática. Em vez da inclusão, aperfeiçoam a exclusão. Por parte do professor e do pedagogo, é fundamental saber sustentar a evolução do aluno, em anbiente de envolvência amistosa. Todo processo avaliativo, sobretudo mais ostensivamente classificatório, tende a danificar esse tipo de envolvência e a prejudicar a auto estima do aluno. Na perspectiva metodológica, deve-se avaliar justificando a nota obtida, principalmente se a nota for baixa. Desta forma a avaliação abre espaço para o diálogo construtivo. A nota assume seu verdadeiro lugar: expressão quantitativa indireta de fenômeno complexo. Contribuindo par riqueza de comentários e sugestões. Não os esgota, apena sinaliza o aluno de modo indireto. O aluno não deveria ser reprovado, mas deveria ser garantido o direito de aprender. Não apenas ser empurrado para frente, colocando-o ainda mais fora das oportunidades do desenvolvimento, já que ele ainda continua exposto a confrontos totalmente desigual na arena da vida.
Para o aluno e sua família o mais importante é saber pensar e manejar seu destino. Táticas precárias de avaliação só contribuem para encurtar as chances dos pobres. ao invés de enfrentar os problemas, os evita ou encobre.
Deve-se conseguir que todo aluno passe, mas que passe por aprendizagem. Devemos determinar metas de qualidade e utilizar avaliação severa, límpida e zelosa como instrumento central. Abrangendo várias causas que possam interferir na aprendizagem, como: