Trabalho em equipe
O trabalho em equipe tem sido incentivado em praticamente todas as áreas da atividade humana, vários autores têm destacado as vantagens do trabalho em equipe sobre o trabalho individual.O trabalho em equipe pode ser entendido como uma estratégia criada pelo homem para atingir suas metas e objetivos que individualmente não conseguiria alcançar.
Em função do processo de globalização e de um mundo em profundas transformações, as organizações necessitam adaptar-se rapidamente a novas situações, sendo o trabalho em equipe uma das configurações que permitem isto. Este artigo mostra a importância do trabalho em equipe nas organizações e a necessidade de preparação dos colaboradores para integrarem equipes de modo responsáveis e objetivas.
Desenvolvimento
O trabalho em equipe nas organizações
Como relataram Fleury&Fleury (1997), nos tempos do artesanato o conhecimento sobre produtos e processos eram dominados e integrados em uma só pessoa. O artesão conhecia esses dois aspectos: ele projetava e desenhava os produtos que iria produzir, obtinha as ferramentas necessárias e desempenhava as tarefas de produção, geralmente com o auxílio de aprendizes. Porém, com o passar do tempo e a evolução das formas de organização social, essa estrutura foi se alterando: os conhecimentos e as habilidades necessários à produção foram gradualmente sendo separados e entregues a diferentes pessoas, o que caracterizou o início da divisão do trabalho.
Surge assim o paradigma que diz que o homem deve ser controlado através da racionalização das tarefas. Neste período, a divisão do trabalho em tarefas parceladas, a introdução de novas tecnologias e a disciplina dos trabalhadores deram inicio a organização do trabalho taylorista-fordista.
Na Administração Cientifica proposta por Taylor, conforme Colenci ET AL. (2000), o controle do trabalho passou a ser normatizado através da “única maneira certa de produzir”. Incorporando as prerrogativas de Taylor, Ford criou a