Trabalhos
LICENCIATURA EM LETRAS
A Dialética da Malandragem nos personagens de Memórias de um Sargento de Milícias
Mabeli Drumond Viana 71110799
Priscila Cristina dos Santos Lima 71110739
Rio de Janeiro
Abril, 2013
UNIABEU – CENTRO UNIVERSITÁRIO
LICENCIATURA EM LETRAS
A Dialética da Malandragem nos personagens de Memórias de um Sargento de Milícias
Trabalho apresentado como parte da avaliação parcial 1 da disciplina Literatura Brasileira II, da Faculdade de Letras do Centro Universitário – UNIABEU sob orientação do professor Anderson Brandão.
Mabeli Drumond Viana 71110799
Priscila Cristina dos Santos Lima 71110739
Nilópolis
Abril, 2013
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo traçar uma síntese dos personagens da obra “Memórias de um Sargento de Milícias” de Manuel Antonio de Almeida, a partir do texto “Dialética da malandragem” de Antonio Candido.
No romance de Manuel de Almeida, seu único, foi escrito no final do período do romantismo, retrata a vida do Rio de Janeiro no inicio do século XIX e desenvolve pela primeira vez na literatura nacional a figura do malandro, era originalmente um folhetim jornalístico, publicado semanalmente, Pouco tempo depois publicado em forma de livro.
Com tudo Antonio Candido em “Dialética da Malandragem” faz uma analise crítica sobre o livro de Manuel Antonio de Almeida traçando a importância do romance urbano e de seus protagonistas.
Texto dissertativo sobre a forma de ensaio critico, abarcando o texto “Dialética da Malandragem” nos personagem de “Memórias de um Sargento de Milícias”
Baseado no livro “Memórias de um Sargento de Milícias” de Manuel Antonio de Almeida, Antonio Candido em “Dialética da Malandragem”, faz umas analise da obra mostrando a importância desse romance urbano e de seu personagem.
Definindo assim o contexto histórico como um romance de atitude, que ao descrever lugares e cenas do Rio de