Polímeros
Introdução, Conceito e Utilização. Vivemos cercados de bens produzidos a partir de materiais poliméricos. Os polímeros são muito utilizados no nosso dia-a-dia, principalmente nas indústrias de automóvel, de embalagens e de revestimentos e de vestuário. O polímero sintético conquistou muitos mercados através da substituição de outros materiais, como papel, madeira e metais. Os tipos de polímeros mais consumidos atualmente são os polietilenos, polipropilenos, poliestirenos, poliesters e poliuretanos. Outras classes de polímeros, como os poliacrilatos, policarbonatos e fluorpolímeros tem tido uso crescente.
Origem e Tipos
A palavra polímeros vem do grego “polumeres”, que quer dizer “ter muitas partes”. Os polímeros são moléculas muito grandes constituídas pela repetição de pequenas e simples unidades ligadas por covalência, originando uma molécula bastante longa, de alta massa molar, uma macromolécula. Estas pequenas unidades são chamadas de monômeros. A reação que promove a união dos monômeros para formar um polímero é chamada de polimerização.
A ligação entre os monômeros é feita através átomos ou grupos de átomos do monômero, capazes de efetuar uma nova ligação química, seja pelo rompimento de instaurações ou pela eliminação de moléculas simples (H2O, NH3 etc). Se existirem três ou mais pontos reativos no monômero, o polímero é tridimensional.
A repetição de n moléculas do eteno (etileno) produz o polietileno.
Os Polímeros Naturais são polímeros que já existem normalmente na natureza, dentre os mais importantes estão os carboidratos (celulose, amido, glicogênio etc). Já os sintéticos são fabricados pelo homem, a partir de moléculas simples. Dentre eles estão o nylon, o polietileno, o PVC etc.
Os polímeros têm propriedades químicas e físicas especiais, como por exemplo, alta viscosidade, elasticidade ou dureza, resistência ao calor, etc. devido à alta massa molar e a diversidade de estruturas que podem ser formadas pelo