Poluição e medidas ADOTADAS
Curso: Pedagogia – 1ª série
Disciplinas: Educação e Diversidade
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Tutor: Márcia MarquesAluno: Telma Aparecida Feliciano - RA: 8742147860
São Paulo
Abril de 2014
Introdução
O multiculturalismo implica reivindicações e conquistas das chamadas minorias (negros, índios, mulheres, homossexuais, entre outras). Através de leituras e pesquisas podemos perceber o quanto ainda precisamos mudar em nosso País, todos são iguais mais ao final, os melhores se sobressaem.
Desenvolvimento
Documento
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN – 9.394/96 Estabelece normas de ensino no Brasil, onde a escola deve colocar em prática para que os alunos possam aprender a lidar com a diversidade de culturas e etnias. Garante o aprendizado das culturas africanas e indígenas. No art. 4º III ressalta a inclusão de portadores de deficiência ou qualquer tipo de transtorno garantindo a diversidade.
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) O objetivo dos PCN é garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania . Não possuem caráter de obrigatoriedade e, portanto, poderão ser adaptados a necessidade de cada município. A escola sabe de que o PCN não pretende obrigar os professores a seguir suas regras, sendo assim uma referência para a transformação de objetivos, conteúdos e didática do ensino.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana Tem como objetivo eliminar preconceito e injustiças. Busca detalhar uma política educacional que reconheça a diversidade étnico-racial possibilitando reelaboração das relações que se estabelecem dentro e