Hahaha
1. Fase de identificação e avaliação;
2. Fase de definição e implantação das medidas de controle;
3. Fase de fiscalização.
*Constataremos que a fase de identificação e avaliação, é procedida a identificação das fontes poluidoras dos recursos hídricos, com a estimativa de suas respectivas cargas poluidoras.
A determinação do potencial poluidor de cada fonte é feita através de análises, por meio de métodos estimativos existentes para diferentes tipos de cargas poluidoras, e também são levantamentos dos usos dos mananciais, no sentido de determinar a qualidade e suas capacidades de receber e depurar novos poluentes.
Entretanto, nesta etapa são realizados todos os levantamentos, no sentido de determinar as cargas poluidoras suas características e capacidades de receber referidas cargas.
• Fase de definição e implantação de medidas de controle de recursos hídricos, são medidas aplicadas a fontes poluidoras, visando reduzi-las com o objetivo de melhorar as suas condições.
As medidas do controle de poluição devem ter caráter técnico administrativo e legal. Necessidade de pessoal especializado em várias áreas para poder aplicar as medidas técnicas de controle: todo o programa de controle deve se apoiar em uma legislação própria e, considerar principalmete aspectos regionais, devido a peculiaridade de cada região.
• Na fase de fiscalização consta a verificação das medidas de controle, necessitando de uma fiscalização eficiente e ser feita através de inspeções "in loco".
2-Um programa de controle de poluição de recursos hídricos pode desenvolver-se através da aplicação de dois tipos de medidas: de caráter corretivo e de caráter preventivo.
MEDIDAS DE CARÁTER CORRETIVO
Corrigem uma situação já existente, melhorando a qualidade dos recursos hídricos através de sua aplicação. Exemplos de medidas desta natureza:
Implantação de estações de tratamento de esgoto