Poluição e ameaças a biodiversidade
Será abordado através deste trabalho o aquecimento global do planeta, tendo ênfase nas conseqüências graves para todo o planeta, incluindo plantas, animais e seres humanos.
Desenvolvimento
Os motivos da escolha deste artigo é a importância da preservação da floresta Amazônica, a conscientização das pessoas para a preservação do meio ambiente e seus ecossistemas. As relações entre o artigo e a poluição e suas ameaças fazem com que a camada de ozônio aumente a entrada de mais raios ultravioleta que são prejudiciais a saúde humana e que aumente a temperatura da terra que forma o efeito estufa, junto com a poluição produzida pelo homem, elevando o aquecimento global que provoca o desequilíbrio dos ecossistemas. As principais idéias do artigo referem-se aos riscos reais e imediatos do aquecimento global, causando alterações climáticas tendo conseqüências avassaladoras tais como: o Aumento do nível do mar; o Devastação da floresta Amazônica; o Gazes poluentes; o Redução das geleiras por causa do aquecimento, entre outras causas. Sendo seguidas as conseqüências acima, o aquecimento global pode se agravar, assim causando mortes de várias espécies.
Conclusão
O autor sugere a utilização de antipoluentes, uso de fontes de energia alternativa, redução de emissões de gases tóxicos. Acreditamos que a melhor forma para amenizar tais problemas são, não praticar desmatamento e queimadas em florestas, aderir a um sistema de coleta seletiva de lixo e reciclagem, usar ao máximo luz natural, efetuar o plantio de árvores, aumentar o uso de biocombustíveis (etanol e biodísel).
Bibliografia
o Revista: Planeta, Editora Três Ltda., edição 395, pág. 16 e 17, agosto de 2005, Artigo “Sustentabilidade: Aquecimento Global à Vista”, Por Marcelo