poluição urbana
A poluição nas regiões urbanas, tem aumentado devido à crescente atividade
industrial e ao aumento do número de veículos motorizados em circulação. A qualidade do ar urbano tem causado sérios problemas às condições de vida das pessoas, das plantas e dos animais que vivem nas cidades e arredores.
Nas plantas, os poluentes prejudicam o processo químico. Danos na membrana celular, interferência no mecanismo de abertura e fechamento de estômatos e corrosão da cutícula das folhas e acículas são alguns dos efeitos dos poluentes químicos. A poluição sonora também deve merecer destaque, pois tornou-se um problema grave para muitos habitantes das grandes cidades. Construções de edifícios, ruas muito movimentadas, casas de shows e de eventos, e, eventualmente, até mesmo o som de cultos religiosos ultrapassam em muito os limites toleráveis de ruído para os ouvidos humanos.
Ao se tratar de poluição, dificilmente as pessoas se recordam da poluição visual.
Entende-se como poluição visual em áreas urbanas a proliferação indiscriminada de
“outdoors”, cartazes, formas diversas de propaganda e outros fatores que causem prejuízos estéticos à paisagem urbana local.
A poluição visual é um problema visível na atualidade, e a seguir serão apresentadas as melhorias que podem ser feitas, e algumas atitudes tomadas por alguns órgãos públicos. Juntamente com a poluição sonora, a poluição visual causa graves males à saúde, agredindo a sensibilidade humana, influenciando a mente, afetando mais psicologicamente do que fisicamente. Este tipo de poluição é a que menos recebe atenção por parte do governo e das pessoas em geral. O problema preocupa, mas é renegado a segundo plano, justamente por suas conseqüências não serem tão visíveis. Toda cidade é caracterizada pela aglomeração
de pessoas, nas grandes cidades a concentração de pessoas gera vários detritos ou sujeiras provocadas pelas relações sociais
(industriais, comerciais,