poluição urbana
O Homem tem transformado profundamente a natureza, destruindo espécies animais e vegetais, desviando cursos de rios, cortando montanhas, drenando pântanos e amontoando toneladas de detritos no ar, na água e no solo.
A saúde e o bem-estar do Homem estão directamente relacionados com a qualidade do meio ambiente, isto é, com suas condições física, química e biológicas.
Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. Diferentes Tipos de Poluição Urbana
Poluição atmosférica
A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar.
As principais causas desse fenómeno são todas causadas pela actividade do Homem. Como:
. A queima de resíduos urbanos, industriais, agrícolas e florestais, feita muitas vezes, em situações incontroladas,
. A queima de resíduos de explosivos, resinas, tintas, plásticos, pneus é responsável pela emissão de compostos perigosos,
. Os fogos florestais são, nos últimos anos, responsáveis por emissões significativas de CO2,
. O uso de fertilizantes e o excesso de concentração agropecuária
. As indústrias de minerais não metálicos, a siderurgia, as pedreiras e áreas em construção, são fontes importantes de emissões de partículas. Entre as mais graves consequências da poluição atmosférica temos:
. As concentrações elevadas de óxidos de azoto na atmosfera, provocam o aparecimento de várias doenças, em especial do aparelho respiratório, como a bronquite crónica, a asma e até o cancro pulmonar, afectando animais superiores e o Homem. Esses efeitos são reforçados ainda pelo consumo de cigarros. Nos grandes centros urbanos, tornam-se frequentes os dias em que a poluição do ar atinge níveis críticos, seja pela ausência de ventos, seja pelas inversões térmicas, que são períodos nos quais cessam as correntes ascendentes do ar, importantes para a limpeza dos poluentes acumulados nas camadas próximas à superfície.
. O