poluição urbana
Reconhecida pelo governo Federal conforme Decreto nº 69.599, de 23/11/1971
CNPJ 80904402/0001-50
Campus Universitário “Frei Ulrico Goevert – Av. Gabriel Esperidião, S/N
Caixa Postal, 306 – CEP 87703-000 – PARANAVAÍ – PARANÁ
Poluição Urbana
Acadêmica: Ana Claudia de Moraes Scomparin
Débora Larissa de Oliveira
Fabíola Braga Leite
Layane Mian de Medeiros
Michelle Mota de Oliveira
Professor: Marcia Royer
Disciplina: Ciências do Ambiente
Paranavaí, 2013.
1. INTRODUÇÃO
No início da aventura humana sobre a terra, cavernas eram habitadas por homens, caçadores e pescadores, cujo corpo, para ser protegido do frio, era coberto por peles de animais. Esta pequena população era formada por nômades. Quando numa determinada região habitada, a comida escasseava, as tribos errantes se mudavam para outra região e os seus "lixos", eram deixados sobre o meio ambiente, logo decompostos pela ação do tempo (NOGUERA, 2010) apude Hempe e Nogueira, 2012.
Com o passar do tempo e com a evolução do homem, estes perceberam que se permanecer em um mesmo lugar e começar a cultivar e domesticar os animais seria um meio de vida mais cômodo e seguro, começa então a civilização humana, com isso também iniciou-se um maior acumulo de lixo em um mesmo lugar, porem ainda não havia se constituído em um problema mundial.
O problema da poluição urbana ocorre desde o século XIX, na Inglaterra no início da revolução industrial, hoje, depois que o mundo passou por três revoluções industriais e pelo crescimento populacional, esse se encontra com uma população de mais ou menos sete bilhões de pessoas consumindo e gerando lixo e poluição. Até então muitos não preocuparam-se com o destino e o aumento da produção de lixo e a poluição gerada. Com isso o aumento de lixo e a poluição nas cidades se agravou de modo assustador e a partir da segunda metade do século XX