poluição luminosa
A chave para o combate à poluição luminosa é, principalmente, investir em sistemas de iluminação externa racionais, com a escolha adequada de lâmpadas, luminárias e a correta instalação.
A iluminação correta é aquela na qual a luz incide única e exclusivamente na área que precisa ser iluminada, utilizando lâmpadas que oferecem a definição de cores necessária para a aplicação específica.
Além dos benefícios ambientais e econômicos, a boa iluminação ainda permite a observação do céu e das estrelas... É o que mostra a ilustração abaixo, onde uma simulação do céu é exibida acima de cada cenário de iluminação. Como podemos ver, a melhor situação é aquela onde a luz é totalmente direcionada para baixo, oferecendo uma condição mais segura para quem transita e, adicionalmente, a possibilidade de observar o céu. Repare também como é mais difícil ver a pessoa abaixo do poste de iluminação quando a luz está mal direcionada.
Adaptado de CAS
Orientação e tipos de projetores e luminárias
Para uma iluminação externa não poluente, é preciso assegurar que os sistemas de iluminação estejam corretamente orientados, de modo a evitar que a luz artificial seja indevidamente enviada na direção do céu.
As luminárias também devem ter refratores planos junto às lâmpadas, para evitar a dispersão inadequada da luz.
Veja a seguir exemplos de boas práticas e produtos de iluminação menos poluentes.
Adaptado de IAC
Para vias públicas, estacionamentos ou áreas externas de empresas:
À esquerda: luminária correta e mais moderna, com refrator plano; à direta, luminária incorreta.
Para praças, áreas de lazer, jardins e áreas externas residenciais em geral: À esquerda: luminária correta e mais moderna, à direta, luminária incorreta e altamente poluente.
Animação produzida pelo IAC
Lâmpadas
Não basta ter as luminárias certas e bem instaladas. É preciso escolher lâmpadas adequadas para