poluição luminosa
Aluno do Curso de Gestão ambiental do IFPB- João Pessoa. josiasqueiroz@hotmail.com Poluição luminosa um dano a ser visto
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar e especificar o a problemática da poluição luminosa, e traz à tona vários problemas causados por esse tipo de poluição, que ainda vem sendo tratado com pouca preocupação, sendo a vezes esquecido devido ao embate com o processo de crescimento, industrial e tecnológico, e por muitas vezes tem escondido os danos causados a natureza em si, aos animais e até ao próprio ser humano que na busca por crescimento e desenvolvimento deixa passar despercebido a gravidade do problema. São expostos os danos e os tipos de poluição que abrange o excesso de luz, no meio ambiente, na busca de alertar e conscientizar os agentes poluidores para uma adequação no uso da luz que é de estrema importância para a humanidade.
1- Introdução
Um problema que tem afetado a população mundial é a poluição luminosa, como seu nome já diz poluição luminosa é a poluição causada pela luz excessiva utilizada por agentes poluidores (Seres humanos), visto que essa poluição tem maior incidência nas grandes metrópoles, e tem causado vários problemas; as vezes passando despercebido pelo homem, mas com consequências desastrosas para o ecossistema, causando prejuízos incalculáveis para animais e insetos. O assunto as vezes por não ter uma legislação mais severa, tem sido visto, com pouco alarme em alguns países mas já estar se tornando muito aparente em áreas densamente povoados e fortemente industrializados, como por exemplo, na América do Norte, Europa e Japão, onde a poluição luminosa e mais intensa; com isso o mito que diz é ‘’ a fumaça das chaminés eram um símbolo de progresso” (donaire,1995, p36) vem deixando de existir. Pois o fato da poluição luminosa pode conduz a um maior gasto de energia elétrica, mostra que nem sempre a busca pelo progresso pode trazer bons resultados.