Para saber mais sobre poluição luminosa
Protocolo pedido atestado de matrícula.
Número: 11502942.
"O direito a um céu noturno não contaminado que permita desfrutar da contemplação do firmamento deve ser considerado como um direito inalienável da Humanidade, equiparável ao restante dos direitos ambientais, sociais e culturais, devido ao impacto no desenvolvimento de todos os povos e sua repercusão na conservação da diversidade biológica.""Os locais privilegiados para a observação astronômica constituem um bem escasso no planeta e sua conservação representa um esforço mínimo em comparação com os benefícios que surgem do conhecimento e do desenvolvimento científico e tecnológico. A proteção da qualidade dos céus nestes locais tão singulares deverá constituir uma prioridade nas políticas de preservação do meio ambiente e científicas de caráter regional, nacional e internacional. Medidas e disposições extremas devem ser feitas de modo a permitir a proteção destes locais dos efeitos nocivos da poluição luminosa, radio-elétrica e atmosférica."
Ajudando a avaliar e combater a Poluição Luminosa na sua cidade
O controle e a reversão da poluição luminosa passa não apenas por decisões governamentais. Todos nós podemos agir, analisando a iluminação externa da cidade, trabalhando por sua racionalização e colaborando para avaliar o problema.
Existem programas internacionais que convocam os cidadãos de todo o mundo a avaliarem o grau de poluição luminosa nas suas cidades, como o projeto Globe at Night. Nesse caso em particular, basta contar entrelas na direção de uma constelação e época pré-determinada (como oCruzeiro do Sul) e enviar os resultados para a página do projeto. A atividade Great World Star Count funciona do mesmo modo. Os dois projetos possuem guias de atividade em português.
Existem outras ações simples, efetivas e ao alcance de todos nós. Por exemplo:
Como é a iluminação da sua casa? E a da quadra da