Poluição dos Rios, Mares e Oceanos
Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a poluição dos rios. Eles trazem um enorme benefício para a sociedade. Porém, nas grandes cidades, esses rios estão sofrendo consequências negativas, pois a cada dia é despejado mais lixo nas águas das cidades, e esses rios acabam se tornando esgotos a céu aberto.
Os principais fatores que levam à poluição dos rios são: esgotos extremamente sujos que caem diretamente nos rios; lixos urbanos, como as garrafas pet, lixo orgânico, detergentes, móveis, entre outros; falta de conscientização da população.
Os esgotos que não são tratados possuem restos de alimento, fezes humanas, produtos de limpeza, entre outros, e são diretamente jogados aos rios, fazendo com que fique cada vez mais difícil a recuperação das águas poluídas.
A conscientização da população seria uma forte aliada na despoluição dos rios, que seriam mais bem utilizados, trazendo grandes benefícios econômicos e sociais.
Os principais rios mais poluídos do Brasil:
- Rio Tietê (principalmente na região da cidade de São Paulo)
- Rio Iguaçu (Paraná)
- Rio das Velhas (Minas Gerais)
- Rio Doce (Minas Gerais)
Poluição dos Mares e Oceanos
A Poluição marinha é aquela caracterizada pela presença de lixos sólidos e poluentes líquidos nas águas dos mares e oceanos.
Segundo estimativas da ONU, cerca de 70% das substâncias químicas e resíduos, que contaminam os oceanos vem de atividades humanas na zona costeira. Os outros 30% vem de acidentes ou descargas feitas por navios, plataformas de petróleo e incineradores de alto mar. Todos os anos são despejadas pelo menos 6,5 milhões de toneladas de lixo nos oceanos.
Os oceanos são imensos e parecem capazes de absorver tudo isso. Mas não são infinitos. O lixo e as descargas biológicas e tóxicas não desaparecem, nem se subtraem: eles se somam e se acumulam. E tem efeitos sobre a vida marinha. Basta lembrar dos encalhes de baleias e