natureza
Local: via email
Data de Entrega: 8 de Junho
Introdução
Parque Natural Sintra Cascais
Em termos de floresta primitiva tem
Em termos de fauna tem
Dos répteis e anfíbios tem
De mamíferos tem
Localização
Conclusão
Bibliografia
O presente trabalho realizado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais tem como principal objetivo dar a conhecer a fauna, a flora, a floresta primitiva, repteis, anfíbios, mamíferos e conhecer a sua localização.
O Parque Natural de Sintra Cascais foi criado em Março de 1994 por reclassificação do anterior estatuto de Área de paisagem Protegida de Sintra Cascais, abrangendo uma área paralela à faixa litoral que se estende desde a Cidadela de Cascais até à foz do Rio Falcão, à Serra de Sintra e à área agrícola para norte de Várzea de Colares, tendo como principal objetivo salvaguardar os recursos naturais e paisagísticos, nomeadamente no que diz respeito aos seus aspetos florísticos e faunísticos.
O Parque Natural de Sintra-Cascais é um parque natural localizado em Portugal. Estende-se desde a zona de Sintra até às zonas da praia do Guincho e do Cabo da Roca. Divide-se em duas zonas distintas: a zona agrícola com vista a produzir fruta e vinho, e a zona costeira, com praias, falésias e dunas. Neste parque encontra-se uma floresta primitiva com quase todas as espécies de Quercus, entre elas o carvalho-roble e o carvalho-negral. Encontram-se também eucalipto, pinheiro-bravo, choupo, salgueiro e acácia.
Em termos de fauna, o parque tem aves de rapina como o falcão-peregrino, a coruja-das-torres, o gavião, o açor, aguia-de-bonelli. Encontram-se aves marítimas como gaivotas, babuínos e pardelas.
Dos répteis e anfíbios fazem parte a salamandra-de-pintas-amarelas, o sapo-parteiro, a víbora-cornuda e o tritão-de-ventre-laranja. Encontram-se mamíferos como as raposas, toupeiras e ouriços.