Polui O De Guas Doces E Salgadas
Desde os primeiros séculos o homem já tinha o habito de jogar seus detritos nos cursos de água e na natureza, tal ação contudo não causava transtornos, pois os rios lagos e oceanos possuem processo autolimpante e de purificação, no entanto, o volume de detritos jogados nas águas foram crescendo consideravelmente, ultrapassando as capacidade de purificação dos rios, mares e oceanos. Então o antigo hábito que parecia um simples tornou-se em grandes problemas à manutenção da qualidade de vida, especialmente nas cidades.
Poluição dos rios
As águas doces (rios, etc.) do planeta encontram-se em condições de utilização cada vez mais escassa, em geral por causa da poluição. Já no início das civilizações as pessoas sempre se viram atraídos pelo curso da água. Normalmente a poluição dos rios dá-se pela contaminação de lixos orgânicos, incluindo as excreções humanas e dos animais, e resíduos agrícolas resultantes da decomposição das plantas que são lançados diariamente neles, em quantidades consideravelmente elevada. Outro fator que desencadeia o aumento da poluição dos rios segue por conta da vida urbana e a falta de tratamento adequado à água e principalmente aos esgotos, que trazem doenças gravíssimas, ao serem misturados aos rios.
Poluição dos mares
Considerado como vazadouro natural, os mares são responsáveis por assegurar os ciclos biológicos em larga medida, a absorção dos dejetos e a purificação das águas, no entanto, atualmente devido à sociedade industrializada alcançamos um estado de desequilíbrio do meio marinho, e além do mar possuir uma grande capacidade de auto depuração, ele constitui um meio pouco favorável ao desenvolvimento da maioria dos germes patogênicos e com o lançamento incontrolado de águas utilizadas, provenientes de zonas urbanas, e os resíduos industriais, tornaram as águas costeiras num meio propício ao desenvolvimento de microrganismos patogênicos, exemplos de elementos que se