Poluição das águas
Desde os primeiros séculos o homem já tinha o habito de jogar seus detritos nos cursos de água e na natureza, tal ação, contudo não causava transtornos, pois os rios lagos e oceanos possuem processo autolimpante e de purificação, no entanto, o volume de detritos jogados nas águas foi crescendo consideravelmente, ultrapassando a capacidade de purificação dos rios, mares e oceanos. Então o antigo hábito que parecia simples, tornou-se grandes problemas à manutenção da qualidade de vida, especialmente nas cidades. Transformando em motivo de grande preocupação em todas as partes do mundo. O uso irracional e a poluição de rios, oceanos, mares e lagos, podem ocasionar, em breve, a falta de água doce, caso não ocorra uma mudança drástica na maneira com que o ser humano usa e trata este bem natural.
A água tem várias fontes de poluição. A maior delas está nas cidades. A falta de saneamento básico contribui para que grande parte do esgoto das casas e das indústrias seja jogado nos rios e córregos. Muitas das estações de tratamento de esgoto descartam o lixo produzido diretamente nas águas correntes.
Os lixos dos aterros municipais quando vazam acabam indo para as águas subterrâneas. Produtos químicos usados nas casas e apartamentos como solventes de tinta e limpadores de forno são jogados no lixo ou no esgoto. De uma maneira ou de outra acabam sempre indo parar na água que abastece as cidades.
A chuva ácida é outra das grandes fontes de poluição da água. Sua capacidade de destruição é tão grande que chega a acabar com a vida aquática.
Os produtos agrotóxicos usados nas lavouras infiltram-se no solo e escorrem para os rios, lagos e até às águas subterrâneas.
Poluição dos Rios
Os rios são fonte de vida. Desde a Antiguidade, suas águas são essenciais para que as pessoas possam viver, bebendo, banhando-se, navegando, além de outras utilidades. Mais recentemente, até mesmo energia elétrica é produzida pela força das quedas d’água dos rios, iluminando as