Meningite Meningocócica- Neisseria meningitidis
FAEC – FACULDADE DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL
MARIANE ROSA DE MATOS DALTRO
ROBERTA DANIELA DE SOUZA LAUXEN
NEISSERIA MENINGITIDIS - MENINGITE MENINGOCÓCICA
CAUSAS, TRANSMISSÕES E TRATAMENTO
CUIABÁ – MT
2013
RESUMO
Meningite é a inflamação das meninges, causada principalmente por microrganismos patogênicos, com altas taxas de morbidade e mortalidade. A meningite pode ser causada por diferentes agentes etiológicos, como bactérias, vírus e fungos, sendo as crianças menores de 5 anos as mais susceptíveis à infecção.
No Brasil, a Neisseria meningitidis é a principal bactéria causadora de meningite, seguida por Streptococcus pneumoniae. O diagnóstico e tratamento precoce da doença é fator decisivo para restabelecimento e cura do pacientes infectados.
Medidas como uso de vacinas e são importantes ferramentas no controle desta doença e suas seqüelas.
Neste trabalho acadêmico abordaremos o estudo sobre a bactéria causadora da meningite menigocócica, uma das mais perigosas, que quando não levam o paciente a óbito, pode deixar seqüelas irreversíveis como cegueira, deficiências neurológicas, entre outras. Citaremos como referência, o diagnóstico de contágio de meningite meningocócica da jornalista da TV Centro América, Ângela Cavalcante de 29 anos ocorrido no município de Sinop localizado à aproximadamente 500 km da capital de Mato Grosso, Cuiabá, que devido diagnóstico tardio e tratamento incompatível com a respectiva patologia, veio a óbito no dia 29 de agosto de 2013. Abordaremos também formas de contágio, bem como tratamento e prevenção da doença.
Palavras-chave:
Meningite - bactéria - Neisseria
INTRODUÇÃO
A meningite meningocócica ou meningococcemia é uma doença incomum, imprevisível e grave, podendo levar o paciente a óbito em menos de 48 horas após os primeiros sintomas. Pode ser causada por diversos microrganismos patogênicos, como bactérias, vírus e