Meningite
A meningite meningocócica é um tipo de meningite bacteriana, que é causada pela bactéria Neisseria Meningitidis. A bactéria pode apresentar os sorotipos A, B, C, W135 e Y. Ela produz sintomas como febre, dor de cabeça e rigidez nucal, e quando não é diagnosticada precocemente pode levar à morte em poucas horas ou deixar sequelas neurológicas permanentes como a surdez, por exemplo.
SINTOMAS
* Febre alta; * Forte dor de cabeça; * Rigidez nucal que manifesta-se através da dificuldade em apoiar o queixo no peito; * Sonolência, prostração; * Intolerância à luz e aos ruídos; * Manchas cor de vinho na pele.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da meningite meningocócica é feito através da análise do liquor, o líquido céfalo-raquidiano que é conseguido através do exame de punção lombar.
CAUSAS
A meningite meningocócica é causada pela entrada da bactéria Neisseria Meningitidis ou Meningococo no tecido que reveste o cérebro e a medula, inflamando-o.
Esta bactéria está presente na região nasal da maioria da população sem causar danos, mas não se sabe exatamente por que em alguns casos ela passa para a corrente sanguínea e aloja-se nas meninges, que são os tecidos que envolvem o cérebro e a medula espinhal trazendo complicações.
Os indivíduos mais afetados são os bebês, crianças, idosos e indivíduos com o sistema imune comprometido, como ocorre no caso da Aids, por exemplo. O organismo destes indivíduos não consegue "travar" a bactéria fazendo com que esta rapidamente se multiplique agravando o quadro da doença.
CONTÁGIO
O contágio da meningite meningocócica é feito através do contato com gotículas de saliva do indivíduo infectado através da tosse, fala ou espirro.
TRATAMENTO
O tratamento deve ser iniciado precocemente para diminuir o risco de sequelas deixadas pela doença. Ele consiste no uso de antibióticos específicos em meio hospitalar.
A medicação indicada neste caso, são os antibióticos, geralmente ceftriaxona no