a importancia da estrutura e organização de um trabalho cientifico
Identifique e explique o sentido da estrutura e organização dos trabalhos científicos
Para chegarmos a um resultado satisfatório é necessário estudos aprofundados e pesquisas minuciosamente bem elaboradas, tendo em vista o fato de termos que seguir conceitos de estruturas e organização na qual se envolve todo um trabalho científico. Veremos que cada uma delas quando bem utilizadas, auxilia o elaborador a resolver toda a problemática do estudo em questão.
Toda estrutura utiliza como suporte principal as orientações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Em relação a fonte e tamanhos temos:
Fonte “Time New Roman” ou “Arial”;
Tamanho da fonte do texto: 12;
Tamanho da fonte do título do capítulo: 12;
Tamanho da fonte do título das seções: 12;
Tamanho da fonte das notas de rodapé: 10;
Tamanho da fonte das citações longas (mais de 3 linhas cheias copiadas ipsi literis da fonte de informação consultados): 11;
Tamanho da fonte das legendas (títulos) de quadros, tabelas e gráficos: 11.
Nas margens é indispensável em trabalhos acadêmicos a aplicação de disposição superior e esquerda: 3 cm e inferior e direita: 2 cm, lembrando que isto é relativo à folha de tamanho A4. Os recuos são necessários na entrada de parágrafo (primeira linha): 1,25 cm, para citações diretas longas: 4 cm
Os alinhamentos estão a disposição do texto e das seções com indicação numérica, o texto deverá estar justificado, títulos das seções numeradas à esquerda e títulos sem indicações numéricas serão centralizados. O espaçamento se define nas disposições do espacejamento como:
Corpo do texto: espaço entre linhas 1,5;
Citações diretas longas (mais de três linhas com recuo de 4 cm e fonte 11): espaço entrelinhas simples;
Notas de rodapé: espaço entrelinhas simples, fonte 10;
Resumo e abstract: espaço entrelinhas simples, fonte 12;
Separação entre o s títulos das seções e o corpo do texto: 1 “enter” (com entrelinhas 1,5)
A paginação nos mostra