Meningite
O sistema nervoso é composto pelo sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico. O SNC consiste em cérebro, medula espinhal e três membranas (ou meninges) que revestem o cérebro e a medula espinhal. O SNC pe bem protegido e resistente à infecção; está envolvido pelo osso, banhado e protegido pelo líquido cefalorraquidiano (CSF), e nutrido pelos capilares. esses capilares compõem a barreira hematoencefálica fornecendo nutrietes, mais não permitindo que partículas maiores, como as macromoléculas (por exemplo, anticorpos e a maioria dos antibióticos), células do sistema imunológico e microrganismo, passem do sangue para o cérebro e da medula espinha.
Não existe microbiota endógena no sistema nervoso. Os microrganismos podem ter acesso ao SNC através de trauma (fratura ou procedimento médico), através do sangue e linfa para o CSF ou ao longo dos nervos periféricos.
Os termos relacionados às doenças infecciosas do SNC incluem:
Encefalite. Inflamação do cérebro;
Encefalomielite. Inflamação do cérebro e da medula espinhal;
Meningite. Inflamação das membranas ( meninges) que circundam o cérebro e a medula espinhal;
Meningoencefalite. Inflamação do cérebro e meninges;
Mielite. Inflamação da medula espinhal.
anatomia do sistema nervoso central.
MENINGITE
Meningite é a inflamação das membranas que encobrem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas como meninges. Constituem de um grupo de cocos gram-negativos, que geralmente se apresentam em pares.
Sendo causado por infecções de vírus, bactérias ou outros micro-organismos, e também por ingestão de substâncias venenosas, ingestão ou administração de drogas, reação à vacina ou a um patógeno.
Classificada como Emergência Médica, por se tratar de inflamação de órgãos nobres do sistema nervoso central, sendo um risco de vida.
A meninge viral tende a ser menos grave que a meningite bacteriana, ela pode ser causada por um vírus