física 3
(a) a velocidade escalar do elétron, (b) o módulo do campo magnético e (c) a freqüência da revolução e (d) o período do movimento.
Um próton está se movendo em uma região onde existe um campo magnético uniforme B = (10 i – 20 i + 30 k) mT. No instante determinado t o próton possui uma velocidade dada por v = vx i + vy j +2,0 km/s k. e a força magnética que atua sobre a partícula é
FB = (4,0 i + 2,0 j) x 10-17 N.
15) (51H)Duas espiras circulares concêntricas de raios r1 = 20 cm e r2 = 30 cm estão situadas no plano xy; ambas são percorridas por uma corrente de 7 A no sentido horário. (a)
Determine o módulo do momento dipolar magnético do sistema. (b) Repita o cálculo supondo que a corrente da espia menor mudou de sentido
11)(79H)Um próton, um dêuteron (q = +e, m =
2,0u) e uma partícula alfa (q = + 2e, m = 4,0 u) são acelerados pela mesma diferença de potencial e entram em uma região onde existe um campo magnético uniforme B, movendo-se perpendicularmente a B. Determine a razão (a) entre a energia cinética do próton Kp e a energia cinética da partícula alfa, Kα.; (b) entre a energia cinética do dêuteron Kd e Kα . Se o raio da trajetória circular do próton é 10 cm, calcule (c) o raio da trajetória do dêuteron e (d) da partícula alfa.