meningite bacteriana
DISCIPLINA: PROCESSO DE CUIDAR
TURMA: B 2°semestre
TEMA: Neisseria
meningitidis (meningococo)
CADEIA DE INFECÇÃO
•
•
•
•
CAPA
DESCRIÇÃO
RELATORIO
CADEIA DE INFECÇÃO
MENINGITE BACTERIARA
A meningite é uma doença grave e pode acometer indivíduos de qualquer idade.
As meningites bacterianas são clinicamente mais graves e tem maior importância em saúde pública pela sua gravidade e capacidade de ocasionar surtos e epidemias.
Entre as meningites bacterianas, destacam-se a causada por Neisseria meningitidis (que causa a
Doença
Meningocócica), por Streptococcus pneumoniae (pneumococo),
A doença meningococócia (DM) é uma infecção bacteriana infecciosa, transmissível, com altas taxas de letalidade. Apresenta um amplo espectro clínico, que pode variar desde portador assintomático, à meningocococemia fulminante.
As formas invasivas são as principais formas clinicas da doença e representam maior importância para a saúde pública, podendo apresentar-se como infecção do sistema nervoso central (meningite meningocócica), como infecção da corrente sanguínea (meningococcemia) ou sob as duas formas associadas (meningite meningocócica e meningococcemia).
É uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal e pode ser causada por vírus, fungo ou bactéria.
A Neisseria meningitidis, que é um meningococo é uma bactéria do tipo diplococo que só causa a doença nos seres humanos e é transmitida de uma pessoa para outra pela secreção respiratória (gotículas de saliva, espirro, tosse).
Crianças de até 6 anos de idade estão mais vulneráveis por não terem um sistema imunológico consolidado.
A meningite bacteriana entra no organismo pelo nariz e aloja-se no interior da garganta.
Em seguida vai para a corrente sanguínea, podendo percorrer dois caminhos: cérebro ou difusão pelo corpo( septicemia), o processo inflamatório estende-se por todo espaçosubaracnóide em torno do encéfalo e da