meningite bacteriana
MICROBIOLOGIA
NUTRIÇÃO TARDE
JOHNNYS ANDERSON SOARES DE LIMA
MENINGITE BACTÈRIANA
O OBJETIVO DESSE TRABALHO E FRONECER OS DÉVIDOS CUIDADOS E CONHECIMENTOS A RESPEITO DA DOENÇA MENINGITE MENINGOCÓCICA FORMADAS POR INFECÇÕES DAS MENINGES POR BACTÉRIAS TAMBÉM CONHECIDA COMO MENIGITE BACTÉRINA.
FORTALEZA 11/2014
INTRODUÇÃO
O QUE É MENINGITE BACTÉRIANA?
Sinônimos: meningite meningocócica
Meningite bacteriana, também chamada de meningite meningocócica, é a inflamação das meninges causada por bactérias. Mais de 80% dos casos de meningite são provocados por infecção bacteriana
CAUSAS.
Três bactérias podem causar meningite bacteriana. Elas são Neisseria meningitidis, Hemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae. Essas três encontram-se normalmente no meio ambiente e podem inclusive viver no nariz ou no aparelho respiratório de uma pessoa sem provocar qualquer dano. De maneira ocasional, estes organismos infectam o cérebro sem que se possa identificar a razão disso. Em outros casos, a infecção se dá por meio de uma ferida na cabeça, ou pode ser provocada, ainda, por uma anomalia do sistema imunológico.
FATORES DE RISCO.
As pessoas com maior risco de ter meningite bacteriana são as que apresentam infecção crônica do ouvido e do nariz, pneumonia e que fazem uso abusivo de bebidas alcoólicas.
A doença também é mais comum em crianças de um mês a dois anos de idade e ocorre com mais frequência no inverno ou na primavera. Ela pode causar epidemias locais em internatos, dormitórios estudantis ou bases militares.
SINTOMAS DA MENINGITE BACTÉRIANA.
Os principais sinais e sintomas da meningite bacteriana costumam se manifestar rapidamente e podem incluir:
Febre alta e calafrios
Alterações do estado mental
Náusea e vômitos
Áreas roxas, como machucadas.
Erupções, pontos vermelhos.
Sensibilidade à luz (fotofobia)
Dor de cabeça forte
Pescoço rígido (meningismo).