Índice Obesidade de uma escola em MG
Nos dias atuais, o número de indivíduos obesos, tem aumentado de uma forma assustadora, onde, esta doença não escolhe idade, sexo, cor e religião. Com o aumento dos recursos tecnológicos, a fim de facilitar o dia a dia das pessoas, proporcionou um aumento constante de sedentários em todo o mundo, e a procura freqüente para a prática de atividades físicas diminuíram. Crianças hoje em dia, só estão entretidas nos vídeos games, TVs, computadores e outros meios tecnológicos que proporcionam a inatividade física. Outro fator que deixa em alerta, não mencionado até o momento se compreende na alimentação, pois a procura por fast food e outros tipos de alimentação que não proporciona ao organismo uma total compensação, são uma das causas da obesidade.
A presente pesquisa tem como interesse verificar o índice de estudantes obesos e a presença de problemas coronários dos frequentantes de uma escola municipal, com a faixa etária de 10 a 14 anos, residentes na cidade de Extrema MG.
O trabalho será desenvolvido com o auxílio de acervos bibliográficos referentes à obesidade, onde abordará os impactos que esta doença reflete na idade infantil, posteriormente mencionará a atividade física versus sedentarismo, relatando os benefícios da prática rotineira de atividade e os malefícios da inatividade física à saúde. E por sua vez a ingestão nutricional inadequada na atualidade.
REFERENCIAL TEÓRICO
Neste trabalho cientifico será abordada a mais nova epidemia mundial do século XXI, que é a obesidade propriamente dita segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2004), transtornos a saúde ocasionada por esta doença, e por fim mencionará atividade física e sedentarismo e seus benefícios e malefícios a saúde.
1 OBESIDADE
Benedetti (2003) relata que com o passar dos tempos na história humana, a obesidade, era vista de outra forma comparada aos dias atuais. Em épocas passadas, indivíduos que apresentavam sinais de obesidade eram considerados