Meningite Bacteriana
É o nome que damos a infecção da meninge,membrana que recobre o Sistema Nervoso Central.Ela é uma doença grave,causada por agentes infecciosos, como bactéria,vírus e fungos.
O QUE É A MENINGE?
O pulmão é envolvido pela pleura e o coração pelo pericárdio, o sistema nervoso central,o cérebro e medula é envolvido pela meninge. A meninge é uma membrana que serve como barreira física contra agentes infecciosos, sendo composta por três camadas:
- Pia Mater: é a membrana mais próxima do cérebro
- Aracnoide: é a membrana do meio, localizada entre a pia mater e a dura mater.
- Dura Mater: é a membrana mais externa, próxima ao osso do crânio. É a camada mais grossa e opaca.
Meningite é o nome dado à inflamação das meninges. Em geral, a membrana aracnoide e o líquido cefalorraquidiano são as estruturas mais comprometidas. Habitualmente ela é causada por germes infecciosos, a meningite também pode ter origem em processos inflamatórios, como câncer,metástases para meninges e lúpus .
SINTOMAS DA MENINGITE BACTERIANA
A meningite bacteriana é um quadro grave e agudo. Já a meningite viral não é tão grave e o paciente costuma melhor espontaneamente ao longo dos dias. O problema é que, habitualmente, não é possível distinguir uma meningite viral de uma meningite bacteriana apenas pelos sintomas. Inicialmente, todos os quadros de meningite são semelhantes. A meningite bacteriana é a forma mais grave.
O período de incubação da meningite bacteriana é em média de 3 a 4 dias. A maioria dos pacientes são internados 24 horas após o aparecimento dos primeiros sintomas. O quadro típico é de febre alta, rigidez da nuca, intensa dor de cabeça e prostração. A crise convulsiva também pode ser uma das manifestações inicias da meningite . A meningite pelo meningococo podem ocorrer lesões de pele tipo petéquias, o que, às vezes, causa confusão com outras infecções, como rubéola, sarampo ou até dengue.
Apenas as meningites bacterianas e virais