Meningite bacteriana
O que é Meningite bacteriana?
A meningite bacteriana é uma infecção que resulta em inchaço e irritação (inflamação) das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal.
Causas:
A meningite é causada pela bactéria Neisseria. A maioria dos casos de meningite ocorre em crianças e adolescentes. A infecção ocorre com mais frequência no inverno ou na primavera. Ela pode causar epidemias locais em internatos, dormitórios estudantis ou bases militares. A meningite bacteriana pode acontecer quando a bactéria, a partir de um foco em alguma parte do corpo, atinge a circulação sanguínea e a partir daí o sistema nervoso central; outro modo é a partir de sinusites, infecções de ouvido atingindo o sistema nervoso central próximo aos focos. O gonococo é uma bactéria que habita a orofaringe (garganta) de algumas pessoas que passam a ser portadores da bactéria, mas não apresentam a doença. A partir dessa pessoa, a bactéria pode atingir outras pessoas e em algumas a doença se desenvolve Depois que as bactérias atingem o sistema nervoso central, é mais difícil para o nosso corpo eliminá-las porque a chegada dos anticorpos nas meninges é mais difícil do que em outros locais do corpo. Nas meninges, as bactérias causam uma inflamação que leva ao inchaço (edema) do cérebro.
Sintomas: Os sintomas clássicos da meningite incluem confusão mental, febre e rigidez de nuca que ocorrem em um terço de todos os pacientes com a doença. A rigidez de nuca está presente em mais de 80% dos casos e é o sinal do exame médico que mais faz pensar em meningite. A confusão mental ocorre em mais de 70%, e febre em mais de 90% dos casos. Então, pelo menos um sintoma está presente em quase 100% dos casos. Quando o paciente com meningite chega ao hospital com pressão muito baixa (choque), convulsões (ataques) ou confusão mental muito grave, é sinal de que é uma forma grave da doença que pode apresentar letalidade alta.
Exames:
O exame físico poderá mostrar:
.