Poluição corrego
Universidade Anhanguera –
UNIDERP Ribeirão Preto
1
Introdução
•
A água é um dos bens mais preciosos para todo nós. Seu uso desmedido e sua poluição, podem vir a fazer falta, se nada for feito. A falta de tratamento do esgoto é um dos poluentes que causa maior impacto no meio ambiente, dessa forma o problema é sério e uma das primeiras ações seria fazer a identificação sistematizada deste assunto e tentar sanear este problema.
A comunidade de Vila Verde enfrenta um problema grave com a poluição do córrego que passa dentro da comunidade.Pais e professores resolveram se juntar para que juntos encontrem uma solução para acabar com este problema que tem incomodado tanta a comunidade..
2
Córrego poluído da Comunidade
Vila Verde
3
Doenças transmitidas pelo córrego poluído Conheça algumas delas:
Febre Tifóide: Doença infecciosa que causa febre contínua, mal-estar, manchas rosadas no tronco, tosse seca, prisão de ventre e comprometimento dos tecidos linfóides.
Febre Paratifóide: É semelhante à Febre Tifóide, mas menos letal. É causada por infecção bacteriana, com apresentação de febre contínua, eventual aparecimento de manchas róseas no tronco e diarréia.
Shigeloses: Infecção bacteriana aguda no intestino grosso. Apresenta febre, náuseas e, às vezes, vômitos, cólicas e tenesmo (sensação dolorosa na bexiga ou na região anal). Em casos graves, as fezes apresentam sangue, muco e pus.
Cólera: Doença intestinal bacteriana aguda, com diarreia aquosa abundante, vômitos ocasionais, rápida desidratação, acidose, câimbras musculares e colapso respiratório, podendo levar o paciente a morte em um período de 4 à 48 horas, se não houver tratamento.
4
Hepatite A: Febre, mal-estar geral, falta de apetite, náuseas e dores abdominais seguidas de icterícia. A convalescença é prolongada e a gravidade aumenta com a idade, porém há recuperação total sem sequelas. Amebíase: Infecção causada por um