Poluiçao dos rios
Os principais fatores que levam à poluição dos rios são:
esgotos extremamente sujos que caem diretamente nos rios; lixos urbanos, como as garrafas pet, lixo orgânico, detergentes, móveis, entre outros; falta de conscientização da população.
Os esgotos que não são tratados possuem restos de alimento, fezes humanas, produtos de limpeza, entre outros, e são diretamente jogados aos rios, fazendo com que fique cada vez mais difícil a recuperação das águas poluídas.
Um forte exemplo de recuperação de rios poluídos é a Grã-Bretanha. Nessa região foi realizado um forte controle nas indústrias, os esgotos urbanos foram mais bem administrados. Esse rigoroso trabalho ajudou na recuperação do rio Tâmisa, que atualmente conta com diversas espécies de animais.
A conscientização da população seria uma forte aliada na despoluição dos rios, que seriam mais bem utilizados, trazendo grandes benefícios econômicos e sociais.
Rios poluídos são aqueles mananciais que recebem em suas águas todo tipo de resíduos poluentes como agentes químicos, físicos e biológicos, prejudiciais ao solo, à fauna, à flora e às atividades humanas.
As fontes de água doce são vitais para os seres humanos, mas recebem um grande número de poluentes. O lançamento de resíduos orgânicos, acima da capacidade de absorção pelos organismos decompositores e o de resíduos inorgânicos não biodegradáveis, muitos inclusive tóxicos e cumulativos, nos rios córregos, lagos e mares, ameaçam a sobrevivência de todos que dependem da água para sobrevivência.
As fontes de