GINASTICA LABORAL
RESUMO
A partir do advento da revolução industrial a realização de atividades físicas diárias vem sendo reduzida década a década. O avanço da tecnologia facilitou em muito as atividades do dia a dia, proporcionando maior conforto na realização das mais diversas tarefas. Contudo, o preço por esse conforto foi o aumento da inatividade e consequentemente o aumento da ocorrência de doenças decorrentes do sedentarismo, tais como, hipertensão, diabetes, obesidade, osteoporose, entre outras. Tais doenças são exemplos das chamadas doenças hipocinéticas, que podem decorrer da inatividade física. Além desses problemas, o aumento do tempo aplicado em atividades repetitivas durante o turno de trabalho fez com que a ocorrência de doenças osteomusculares (LER-Lesões por Esforços Repetitivos; DORT-Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho) também tivessem aumento. Fazendo frente a esse cenário nota-se uma procura crescente por atividades físicas no intuito de aumentar o equilíbrio do organismo, evitando assim problemas de saúde decorrentes do sedentarismo e do trabalho. Nesse sentido, para proporcionar oportunidade para realização de atividade física planejada e orientada, bem como possibilitar o acesso a informações relevantes a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e assim auxiliar os funcionários da Veris Faculdades–Campus Sorocaba na busca por mais qualidade de vida, é que nasceu o PROGRAMA VERIS DE QUALIDADE DE VIDA (PVQV).
Objetivos
O PVQV tem como objetivo principal o desenvolvimento integral da saúde e da qualidade de vida dos funcionários da instituição por meio do desenvolvimento das capacidades físicas, da realização de momentos de integração social e lazer, e da capacitação para a adoção de hábitos de vida saudáveis, dentro e fora do ambiente de trabalho.
Por se tratar de um programa abrangente, tem como objetivos secundários: a) proporcionar maior conforto durante a jornada de trabalho,