Poluição dos rios
AUTORES: RODRIGO LEITE RAFAEL (rodrigogeo@uol.com.br), GEYZON ULISSES DA
SILVA SOUZA (geyzonguss@uol.com.br)
INSTITUIÇÃO: UFPB
ÁREA TEMÁTICA: Meio Ambiente
OBJETIVOS:
A degradação da natureza nos últimos anos está se tornando intensa, sendo provocada, por um ser que se julga superior aos outros o “homem”.
E toda essa degradação sendo provocada pelo homem gera diversas conseqüências, na natureza um exemplo, é o ressecamento ou a contaminação de fontes de água limpa e seus mananciais. Portanto no mundo todo aumenta cada vez mais as preocupações em relação aos recursos hídricos, contudo esse problema da água esta sendo muito discutido e com certeza será um dos maiores do próximo século. Nos últimos anos a preocupação aumentou, quando todo o país teve que economizar energia, o tão famoso “APAGÃO”, por causa do baixo nível de água dos reservatórios. Mostrando que a água é importante para o desenvolvimento de um país, mas que atualmente em decorrência de diversos fatores, começou a faltar o liquido precioso que veio e vem sendo consumido de uma forma desordenada, o que reduz ainda mais a oferta de água potável do planeta, podendo já ser considerado como indícios de guerra entre nações neste milênio.
“FIGUEIREDO (1995, s.p.), demonstra que segundo estimativa feita pela ONU, em 2005 vai faltar água para dois terços da população mundial. A mesma autora ainda nos diz que, hoje em muitas regiões do Oriente Médio e da África já existem conflitos por causa da água”.
“O Rio Jaguaribe nasce ao sul de João Pessoa, no conjunto Esplanada, em uma lagoa, hoje aterrada. O curso d’água possui uma extensão aproximada de 21 km, até a sua desembocadura, no
Oceano Atlântico, entre a Ponta de Campina e o Bessa, no Maceió do Jardim América, hoje
Intermares. Seus principais afluentes são: o Timbó, pela margem direita, e o Riacho dos Macacos na margem esquerda, hoje desaparecido em razão da expansão do bairro da Torre e de parte do