poluição dos rios
Os principais fatores que levam à poluição dos rios são:
esgotos extremamente sujos que caem diretamente nos rios; lixos urbanos, como as garrafas pet, lixo orgânico, detergentes, móveis, entre outros; falta de conscientização da população.
Os esgotos que não são tratados possuem restos de alimento, fezes humanas, produtos de limpeza, entre outros, e são diretamente jogados aos rios, fazendo com que fique cada vez mais difícil a recuperação das águas poluídas.
Um forte exemplo de recuperação de rios poluídos é a Grã-Bretanha. Nessa região foi realizado um forte controle nas indústrias, os esgotos urbanos foram mais bem administrados. Esse rigoroso trabalho ajudou na recuperação do rio Tâmisa, que atualmente conta com diversas espécies de animais.
A conscientização da população seria uma forte aliada na despoluição dos rios, que seriam mais bem utilizados, trazendo grandes benefícios econômicos e sociais.
Fonte: Lucci, Elian Alabi – Geografia Geral e do Brasil – ensino médio/ Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco, Cláudio Mendonça. – 3. Ed. – São Paulo: Saraiva, 2005. ntrodução Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a poluição dos rios. Enquanto alguns países da Europa desenvolveram planos eficientes de despoluição dos rios, o Brasil continua com uma grande quantidade de rios poluídos.
Causas e Consequências
São vários os elementos que os homens despejam nos rios, causando com isso diversos problemas ambientais.
Em muitas cidades, o sistema sanitário é precário (falta adequada de