Poluicao do mar
FELIPE BÄCHTOLD da Agência Folha
Uma mancha de piche se alastrou pela areia de praias da região de Morro de São Paulo, na Bahia, e vem afastando turistas do local desde o fim de semana. Na praia do Guaibim, na cidade de Valença (262 km de Salvador), os resíduos chegaram a cobrir cinco quilômetros da orla, segundo a prefeitura.
O governo estadual diz que a poluição provavelmente foi provocada por algum navio que fez manutenção em alto-mar e liberou os poluentes. A Prefeitura de Valença diz que já vem limpando a areia por conta própria e que comerciantes da localidade pedem ressarcimento dos prejuízos.
Técnicos da Petrobras chegaram nesta terça-feira ao local para ajudar na contenção do material poluente nas praias. A estatal não tem operações na região. O Instituto do Meio Ambiente do governo baiano também enviou técnicos à área para verificar os danos causados.
Para o diretor de fiscalização da entidade, Pedro Moreira, será difícil identificar a origem dos resíduos e punir os responsáveis. "A gente só pode penalizar alguém quando flagra", diz.
A Prefeitura de Valença, porém, diz que o Ministério Público será acionado para investigar as causas do problema. A administração municipal reclama que a movimentação de turistas foi "zero" no fim de semana por causa da poluição.
Segundo o Instituto de Meio Ambiente, em um sobrevôo pela região, nenhuma mancha de óleo no mar foi encontrada. Ainda não há previsão sobre quando os procedimentos de limpeza na areia das praias serão concluídos.