trab vivi
A neuropsicologia é um campo do conheicmento interessado em estabelecer as relaçoes existentes entre o funcionamento do sistema nervoso central (SNC), por um lado, e as funções cognitivas e o comportamento, por outro, tanto nas condiçoes normais quanto nas patológicas.
A neuropsicologis tem natureza multidisciplinar, apoiando-se em fundamentos da neurociencia e da psicologia, e visa ao tratamento dos distirbios cognitivos e comportamentais deocrrentes de anterações no funcionamento do SNC.
O neuropsicólogo atua , principalmente, na avaliação e no tratamento das consequencias de disifunções do sistema nervoso. Essas disfunções, por sua vez, podem estar relacionadas ao desenvolvimento anormal do sistema nervoso ou ser adquiridas ao longo do curso da vida.
As aplicações da neuropsicologia tem aumentado significativamente, a medida que progridem os conheicmentos nas diversas disciplinas que lhe são caudatárias.
Mesmo sendo uma disciplina científica recente, o desenvolvimento dos pilares da neuropsicologia ocorreu ao longo de vários séculos, partindo da busca pela compreensão sobre a relação entre o organismo e os processos mentais até o estágio atual, em que buscamos compreender c0omo o sistema nervoso modula nossas funções cognitivas, comportamentais, motivacionais e emocionais.
Na antiguidade, em diferentes culturas, diversas teorias tentaram localizar a alma no corpo humano. No Egito, embora vigorasse a idéia de que o coração era a sede da alma e o orgao controlador dos processos mentais, há uma das primeiras evidencias documentadas em favor da idéia de que o cérebro se relaicona aos processos mentais.
Cabe salientar que, na Antiguidade, muitos povos eram adeptos da hipótese cardíaca (crença de que a mente está associada ao coração). Na Grécia essa noção encontrou seus primeiros opositores formais , entre eles, Alcmaeon de Crotona (500 a.C), que formulou a