Europa e EUA no século XIX
INTRODUÇÃO No século XIX na Europa acontecia o congresso de Viena que propôs a restauração das monarquias absolutistas nos países europeus , unindo forças tradicionais da nobreza e do clero . Porém essa tendência considerada conservadora prevaleceu na Europa , por apenas alguns anos . A partir de 1850 , a Europa absolutista foi cedendo lugar a uma nova Europa predominantemente liberal. Além de ter colaborado para o atraso no desenvolvimento industrial europeu . A política interna da Europa promoveu a execução da lei da Grande Reforma (1832) que aumentaria a participação política dos centros urbanos , que aumentaria também o poder da burguesia . E o Trade Unions que foram os primeiros sindicados de trabalhadores da história contemporânea que promoveram a organização das reivindicações dos trabalhadores ingleses. Já nos EUA o cenário era outro , depois da independência em (1776) a ideia era a de optar por uma política externa do tipo isolacionista , optando por não interferir nos assuntos europeus , Entretanto , ao longo do século XIX os EUA reforçou sua ação sobre o continente americano , conquistando territórios junto ao Oeste e sul , notoriamente territórios mexicanos . Os EUA tiveram um grande crescimento em pouco mais de meio século , alguns fatores que contribuíram para tal crescimento territorial e populacional , foi a compra de terras; dizimação das populações indígenas ; “ corrida do ouro “ e outros.
DESENVOLVIMENTO
EUA no século XIX Durante século XIX , o governo dos Estados Unidos tratou de consolidar a independência e a unidade do país , assim como de expandir seu território para o Oeste .
A doutrina do destino manifesto Essa doutrina consistia na crença de que o povo norte americano , dos Estados Unidos seria eleito por Deus para servir de exemplo para o mundo , e para comandá-lo . Essa