forças intermoleculares na quimica organica
Eletronegatividade É a capacidade que os átomos de um determinado elemento possuem para atrair elétrons.
F > O > N = Cl > Br > I = S = C > P = H > metais
Não se costuma falar em eletronegatividade para os gases nobres, uma vez que eles não apresentam tendência a receber ou compartilhar elétrons.
Ligações covalentes polares e apolares
Considere as seguintes ligações acompanhadas do respectivo valor de diferença entre as eletronegatividades de ambos os elementos (∆).
Como você pode perceber, à medida que a diferença de eletronegatividade aumenta, os elétrons vão sendo cada vez mais atraídos por um dos átomos. Assim, a ligação iônica pode ser encarada como um caso de extremo da ligação covalente polar, onde a diferença de eletronegatividade é tão grande que o elétron acaba sendo transferido de um átomo para o outro em vez de ser compartilhado por ambos.
Polaridade de moléculas orgânicas
Uma molécula pode ser polar ou apolar dependendo de dois fatores: diferença de eletronegatividade e geometria molecular.
Diferença de eletronegatividade: Quando átomos com diferentes eletronegatividades se unem por ligação covalente, os elétrons são mais atraídos pelo mais eletronegativo deles. Isso dá origem a um dipolo, ou seja, dois pólos: um positivo e outro negativo. Um dipolo é representado por um vetor chamado momento de dipolo ( ).
Geometria da molécula: Dependendo da geometria molecular, o vetor momento dipolo resultante pode ser nulo ou não. Quando ele é nulo, a molécula é apolar, caso contrário, ela é polar.
Todo hidrocarboneto é apolar, óleos e gorduras são apolares. Polaridade e solubilidade
Soluto polar tende a dissolver bem em solvente polar. Soluto apolar tende a dissolver bem em solvente apolar.
Tamanho da cadeia e solubilidade Observe os seguintes dados de solubilidade de álcoois em água:
Como vemos, a solubilidade diminui com o aumento da cadeia.
A extremidade OH dos