Polui o dos rios de s o luis
É de fácil observação que os rios limpos de São Luis estão cada vez diminuindo, tudo isso por causa da poluição desenfreada da população, que despeja esgoto sem nenhum tipo de tratamento nos mananciais. Alguns rios que da ilha já estão com suas águas muito poluídas, diminuindo assim a quantidade de água potável na cidade, podendo causar futuramente uma crise hídrica, já que alguns deles abastecem bairros.
Rios como Jaguarema, Pimenta, Paciência, Curururca e Calhau são alguns que já estão com suas águas muito poluídas. Sendo que o rio Calhau é o que está em pior situação, de acordo com o promotor de Justiça da Promotoria Especializada em Proteção do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural, Luís Fernando Barreto.
Os principais problemas de poluição desses pequenos rios são: descarte de lixo, derramamento de esgoto de casas e bares, desmatamento e grande ocupação populacional nas margens.
A ilha possui quatro bacias importantes: a do rio Bacanga, a bacia do rio Paciência, a do rio Anil e a do Tibiri, todos contribuindo o abastecimento de São Luis.
A nascente do rio Bacanga está localizada na região do Maracanã e percorre 22km até sua foz, na baía de São Marcos. Em seu percuso, vem vencendo desafios de núcleos populacionais que poluem o rio, assim como a falta de uma política de saneamento básico adequado, até encontrar a barragem interligando o centro histórico ao bairro do Anjo da guarda e formando ali o lago do Bacanga. O rio Bacanga corre o risco de ser engolido pelo avanço da cidade sobre seus limites e pelo abandono a que foi relegado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de São Luís em especial a secretaria de meio ambiente. Este que abastece a maioria dos bairros do centro e suas adjacências, além de servir como meio de sustento de muitos moradores que residem perto do local através da pesca.