poluentes doar
Principais poluentes do ar:
A alteração na constituição química do ar através dos tempos indica que o ar continua se modificando na medida em que o homem promove alterações no meio ambiente. Até agora esta mistura gasosa e transparente tem permitido a filtragem dos raios solares e a retenção do calor, fundamentais à vida. Pode-se dizer, no entanto, que a vida na Terra depende da conservação e até da melhoria das características atuais do ar. Os principais fatores que têm contribuído para provocar alterações no ar são:
1º a poluição atmosférica pelas indústrias, que em algumas regiões já tem provocado a diminuição da transparência do ar;
2º o aumento do número de aviões supersônicos que, por voarem em grandes altitudes, alteram a camada de ozônio;
3º os desmatamentos, que diminuindo as áreas verdes causam uma diminuição na produção de oxigênio;
4º as explosões atômicas experimentais, que liberam na atmosfera grande quantidade de gases, de resíduos sólidos e de energia;
5º os automóveis e indústrias, que consomem oxigênio e liberam grandes quantidades de monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2). Principais tipos de poluentes do ar:
A. Poluição de origem natural: resultante de processos naturais como poeiras, nevoeiros marinhos, poeiras de origem extraterrestre, cinzas provenientes de queimadas de campos, gases vulcânicos, pólen vegetal, odores ligados à putrefação ou fermentação natural, entre outros.
B. Poluição relacionada aos transportes: resultante da ação de veículos automotores e aviões. Devido à combustão da gasolina, óleo diesel, álcool etc., os veículos automotores eliminam gases como o monóxido de carbono, óxido de enxofre, gases sulfurosos, produtos à base de chumbo, cloro, bromo e fósforo, além de diversos hidrocarbonetos não queimados. Variando de acordo com o tipo de motor, os aviões eliminam para a atmosfera: cobre dióxido de carbono, monoaldeídos, benzeno etc.
C. Poluição pela combustão: resultante de fontes de