lixo eletronico
I. INTRODUÇÃO
Por meio desse trabalho escolar, foi desenvolvida uma pesquisa que abordou o tema Resíduo Eletrônico. Devido a eclosão de eletrônicos no mundo moderno, cujo as máquinas tornaram-se unânimes no setor industrial, o seu acúmulo na forma de aparelhos celulares, pilhas, eletrodomésticos e baterias, ambos descartados no meio ambiente de maneira equivocada, representa problemas socioambientais que serão discutidos ao decorrer dessa pesquisa.
Abordou-se o a sustentabilidade, que relaciona-se ao tema proposto como uma forma de resolução para tal problema. Essa consiste na condição de um processo ou sistema que permitiria a utilização de tais aparelhos e seu posterior descarte de maneira a não atingir e causar impactos ambientais que colocam em xeque a falta de projetos para determinado fim.
II.1 O QUE É CONSIDERADO LIXO ELETRÔNICO
Qualquer tipo de material produzido a partir do descarte de equipamentos eletrônicos, como os eletroeletrônicos (celular, computador, tablets e etc.) e eletrodomésticos (geladeiras, fogões, microondas e etc.). O lixo eletrônico conhecido como e-lixo ou RAEE (sigla de Resíduos de Aparelhos Eletroeletrônicos), abrange também os componentes que constituem os eletrônicos, como baterias e pilhas (acumuladores de energia) e demais produtos magnetizados. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.
Este descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna obsoleto (ultrapassado). O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água.Além