Taylorismo e seus Princípios
GPI Noturno
1º semestre
Taylorismo e seus Princípios
Taylorismo e seus princípios
Frederick Taylor um engenheiro norte-americano concentra seu argumento na eficiência do trabalho, que envolve fazer as tarefas de modo mais inteligente e com a máxima economia de esforço. Para isso era preciso selecionar, treinar e adequar corretamente o operário na função que iria desenvolver.
Taylor desenvolveu quatro princípios fundamentais para o sucesso das empresas:
Planejamento (desenvolver uma ciência para cada elemento do trabalho)
Seleção ou Preparo (selecionar cientificamente, treinar e desenvolver o trabalho)
Controle (cooperar com os trabalhadores para garantir que os passos científicos serão seguidos)
Execução (assumir todo o planejamento e organização, deixando os trabalhadores só para executarem as tarefas)
Além de Taylor outros teóricos da administração também adicionaram mais princípios, porém esses quatro seguem como fundamentais e orientadores.
Para Taylor a administração tinha de ser tratada como ciência e ele iniciou seu estudo observando o trabalho dos operários que eram desqualificados e tratados com desleixo pelas empresas. Através dos estudos de tempos e movimentos ele chegou à conclusão que um exército industrial desqualificado significava baixa produtividade e lucros descrentes.
Taylor tinha o objetivo de acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo e com qualidade, para isso:
Caberia a gerência afixar os trabalhadores numa jornada de trabalho controlada, supervisionada, sem interrupções podendo o trabalhador parar para descanso somente quando for permitido.
O controle do processo não poderia estar nas mãos dos trabalhadores, por isso a gerência deveria aprender os métodos de trabalho para então cobrar seus operários.
Com o conhecimento da produção a gerência poderia estabelecer os tempos necessários e assim fixou a