Politics e Policy
(a) EXPLIQUE a diferença conceitual entre os termos policy e politics, APONTANDO a relação entre os termos.
O termo “Politics” e “Policy” apresentam diferenças sutis. “Politics” se refere à ciência que trata de fenômenos relativos ao Estado, à política partidária, interesses partidários e interesses particulares que expressam a relação de poder e tem a finalidade de alcançar ou produzir uma solução pacífica de conflitos relacionados às decisões públicas.
Já “Policy” se refere à diretriz, a filosofia e os princípios implantados pelo governo ou qualquer tipo de organização, através de formulação de propostas, decisões e sua implementação pelas organizações públicas com temas que dizem respeito a coletividade, mobilizando interesses e conflitos. A “Policy” está relacionada a atividade do governo em desenvolver políticas públicas a partir do processo da política.
A relação do termo “Politics” e “Policy” está no fato de as políticas públicas (policy) são resultantes de atividades políticas (politics), sendo um conjunto de decisões relativas a ordem de valores que envolvem os bens públicos.
(b) EXPLIQUE a importância da percepção da distinção existente entre “atividades coletivas” e “políticas públicas”.
Atividades coletivas partem do pressuposto de que um grupo de indivíduos, ou organizações se agrupam, na esfera privada e sem a intervenção do Estado para buscar um bem comum. São atividades realizadas por entidades privadas como igrejas, condomínios, ONGs. Elas podem até ter o interesse público, visando a coletividade e privilegiando famílias, porém a ação é privada, não partindo de um órgão governamental.
Já as políticas públicas, embora possam buscar o mesmo bem comum que buscam as atividades coletivas, sofrem intervenção direta do Estado e se sujeitam as normas internas e Leis. As políticas públicas são atividades políticas e de interesse público, partindo de um órgão governamental, visando a coletividade, com base no poder imperativo do