Princípios da Contabilidade
Segundo o Conselho Federal de Contabilidade (2003):
Os princípios Fundamentais de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. Concernem, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades.
Hoje em dia existem seis princípios da Contabilidade que devem ser todos empregados de forma integrada e ao mesmo tempo. São Princípios da Contabilidade:
1. Entidade
2. Continuidade
3. Oportunidade
4. Registro Pelo Valor Original
5. Competência e
6. Prudência
O Principio da entidade
O patrimônio, como objeto da contabilidade, tem independência patrimonial. Não se podem misturar os bens dos sócios com os bens da empresa, cada qual deve ser corretamente contabilizado.
Ex: Vitorina estava em casa brincando de pega-pega com a sua irmã Sandrine quando sua mãe estava no super mercado com o carro da família e seu pai voltando para casa com o novo carro da empresa. Vitorina cai da escada e quebra a perna, minutos depois o seu pai Leopoldo chega a casa e instantaneamente leva sua filha ao hospital infantil mais perto com o novo carro da empresa. Seu Leopoldo desrespeitou o princípio da entidade.
Princípio da Continuidade
O principio da continuidade introduz que quando se abre uma empresa esta não pode ter tempo de vida previsível, ou seja, não poderá ter interrupções.
Ex: o principio da continuidade não é respeitado em uma estação de esqui, pois este só é aberto, seu tempo de vida é