Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise e políticas públicas no brasil
Políticas Públicas: Um debate Conceitual e Reflexões Referentes à Prática da Análise e Políticas Públicas no Brasil
Neste trabalho destacam-se as abordagens do neo-institucionalismo e da analise de estilos políticos. Analisando as implicações dessa abordagem para a realidade político administrativa do Brasil.
Na ciência política costuma-se distinguir três abordagens de acordo com os problemas de investigação levantados. Primeiro podemos salientar o questionamento clássico da ciência política, que se refere ao sistema político como tal e pergunta pela ordem política verdadeira. Em segundo lugar temos o questionamento político, que se refere à análise das forças políticas e finalmente as investigações podem ser voltadas aos resultados que um dado sistema político vem produzindo.
Visando à explanação das “leis e princípios próprios das políticas especificas”, a abordagem da ‘policy analysis’ pretende analisar a inter - relação entre as instituições políticas, o processo político e os conteúdos de política.
Para Wollmann a policy analysis contem o potencial analítico de superar uma abordagem isolada que da prioridade ou a dimensão institucional.
No que diz respeito à ‘policy analysis’ nos países em desenvolvimento, é preciso levar em consideração o fato de que o instrumento analítico – conceitual (deficitário) foi elaborado nos países industrializados e, portanto, é ajustado às particularidades das democracias mais consolidadas do ocidente.
‘Policy Analysis’
A dimensão institucional ‘polity’ se refere à ordem do sistema político, delineada pelo sistema jurídico, e à estruturação institucional do sistema político – administrativo.
No quadro da dimensão processual ‘politics’ tem-se em vista o processo político , frequentemente de caráter conflituoso, no que diz respeito à imposição de objetivos , aos conteúdos e às decisões de distribuição.
A dimensão material ‘policy’ refere-se aos conteúdos concretos, isto é, à configuração dos programas