Politicas e Praticas do RH
Atualmente o volume de informações e a carga de conhecimento que recebemos em meio, a globalização e os avanços tecnológicos são fundamentais para atualização e desenvolvimento profissional. A tendência corporativa nos dias atuais é a valorização das pessoas. Em tempo de maior competitividade, se faz necessário que o crescimento de qualquer empresa antes de passar por máquinas, métodos, estrutura, processos e produtos passam pelas pessoas que nelas trabalham. (CHIAVENATO, 2000).
Os colaboradores determinam o sucesso ou o fracasso da organização, tendo sua personalidade determinada por sua hereditariedade e suas experiências acumuladas durante toda a vida, por isso, muitas empresas que desejam determinados traço em seus colaboradores focam seu processo de seleção nas características desejadas para a ocupação dos cargos disponíveis.
As organizações perceberam que e mais vantajoso contratar pessoas com os traços de personalidade desejados do que selecionar os candidatos com base na competência técnica. Devido a isso a importância do recrutamento, seleção, programa treinamento e da avaliação de desempenho.
Esse tema ganha importância a cada dia mais nas grandes e médias empresas, pois é o capital humano o principal diferencial competitivo no mercado globalizado, por isso existe a necessidade de políticas e práticas de Recursos Humanos bem definidas.
Cada organização irá desenvolver uma política mais adequada a sua filosofia e necessidades para manter-se competitiva. O seguinte trabalho traz os conceitos necessários aos estudantes de Administração e Ciências Contábeis para o entendimento do setor de Recursos Humanos para sanar problemas que podem ocorrer com certa frequência dentro da empresa, sem deixar de citar de maneira resumida as principais técnicas de recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de desempenho.
POLÍTICAS E PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS
CONCEITO:
A política de recursos humanos são regras estabelecidas para