Políticas e práticas de RH
Seleção inicial é o processo de contratações onde o empregador utiliza métodos como preenchimento de formulário, informações do currículo, carta de recomendação, atestado de antecedentes criminais e entrevista, que servirão para avaliação e triagem dos candidatos. Como exemplo a empresa Comercial Rofe, que recebe os currículos através do SINE ou diretamente no RH, depois de selecionado são feitas as entrevistas dos pré-candidatos que serão encaminhados para a próxima etapa.
Seleção substantiva são os testes escritos que avaliam o desempenho dos candidatos, os mais usados são os psicotécnicos, os de habilidade, de ética, de raciocínio lógico, de inteligência, de integridade, entre outros e eles servem para testar o conhecimento, capacidade e qualificação para o cargo. São usados também como uma previsão de desempenho do candidato. Nesta fase os testes podem ser de simulação do trabalho, onde os candidatos deverão desempenhar tarefas específicas do cargo, nas Forças Armadas por exemplo são realizados testes escritos de conhecimentos gerais, testes sobre tomadas de decisões e de aptidão física com treinos de campo.
Seleção contingente são os exames finais que as empresas usam para avaliar se o candidato possui vícios, reputação e antecedentes negativos. Os mais usados são os exames toxicológicos e atestado de boa conduta. Este tipo de seleção é muito difundido no meio esportivo. Clubes, associações e federações usam para combater o uso de drogas e estimulantes que potencializam o desempenho do esportista.
Sobre os tipos de treinamento temos quatro principais que são as habilidades básicas de leitura e compreensão, as habilidades técnicas, as habilidades interpessoais e as habilidades para a solução de problemas.
As habilidades básicas de leitura e compreensão referrem-se a capacidade de leitura e interpretação de textos, gráficos e de análises de números matemáticos. Aqui a grande deficiência do ensino no