Politicas Sociais n Brasil
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1. AVANÇOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS................................................................6
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo contribuir para a compreensão do processo de constituição e desenvolvimento das Políticas Sociais no Brasil que começaram a surgir no conjunto das lutas pela democratização do Estado e da sociedade no Brasil.
Um período importante na política foi à década de 30, quando houve a ditadura militar, naquela época foi evidente a falta da democracia, a presença da censura, a perseguição e repressão àqueles que eram contrários à ditadura. Essa foi uma época em que ocorreram mudanças nas condições de vida dos trabalhadores, mas sempre sob o controle das classes dominantes, ou seja, o Brasil passava de um regime ditador para o democrático, mas suas reformas continuaram a manter a burguesia no controle.
Só nos anos 80 que se notou um crescimento no assunto de políticas sociais. A Constituição de 1988 foi um marco na democratização e no reconhecimento dos direitos sociais, causando um grande impacto nas políticas públicas, isso porque a nova Constituição instaurou um modelo contrário à anterior e trouxe princípios importantes que nortearam a seguridade social. Até então a Assistência Social no Brasil se resumia a gestos de caridade vinculados às instituições religiosas.
Com diversos movimentos e mobilizações operárias, viu-se necessário uma maior atenção à classe trabalhadora. A participação social teve um papel relevante tanto no que diz a respeito à expressão de demandas como em relação à democratização da gestão e da execução das políticas sociais.
2 DESENVOLVIMENTO
A partir dos anos 80 a Assistência Social passou a ter