Politicas sociais e o serviço social
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo proporcionar o aprofundamento e reflexão sobre as políticas sociais, suas manifestações na história brasileira e as perspectivas teórico-metodológica e ética na profissão. A existência de políticas sociais pode ser considerada como um fenômeno associado à constituição da sociedade burguesa, ou ao modo capitalista de produzir e reproduzir-se.
Na história da política brasileira, há a supremacia da política econômica sobre a política social. É bastante habitual a arbitrariedade presente na forma de selecionar as ações, predominante os interesses das forças dominantes e a disponibilidade financeira. A política social brasileira, até os dias atuais, assume características imbricadas com o modo de relação entre Estado – Sociedade – Capitalismo.
Com isso houve uma urbanização crescente, e a proximidade dos trabalhadores favoreceu sua organização. E ao mesmo tempo foi preciso controlar e proteger o forte contingente de mão de obra que se formava. A partir daí começaram a pressionar o Estado por algum tipo de proteção social, ou seja, cresceu a luta por direitos, e melhores condições de vida.
Assim os diversos serviços sociais previstos em políticas sociais específicas são a expressão de conquista da classe trabalhadora em sua luta por melhores condições de trabalho e de vida, que são substanciadas e ratificadas.
Às políticas sociais, trouxe significativos avanços; porém, percebemos a necessidade de monitoramento constante, acompanhamento e avanços na busca de garantir e proteger os direitos sociais.
A consciência ética é uma componente indispensável da prática profissional de todos os Assistentes sociais. A sua capacidade de proceder em conformidade com a Ética é um aspecto essencial à qualidade do serviço que é