Gestao ambiental
Raphael Pimenta Cruz
Profª Viviane Maio
Pitágoras Unidade Betim/Gestão Ambiental
RESUMO
Este artigo tem por objetivo mostrar a necessária velocidade com que a redução do impacto ambiental pode gerar menos desperdícios e altos lucros, exige mudanças na forma de pensar em relação ao meio ambiente. Deve se evoluir praticas a fim de criar atitudes de prevenção da poluição. Esta mudança exige uma efetiva participação tanto das empresas como dos órgãos regulamentadores do meio ambiente e das grandes populações que crescem de forma totalmente desordenada. A fim de criar as tecnologias limpas e alcançar o tão sonhado desenvolvimento sustentável, alcançando novos mercados, reduzindo desperdícios e aumentando os lucros. A utilização de recursos naturais gerando sua exaustão, tentando chegar a excelência ambiental tanto do produto quanto do processo. As conclusões são de que as estratégias ambientais são motivadas tanto por fatores institucionais quanto concorrenciais, que elas evoluíram em importância e conteúdo nas empresas, e que elas variam em função de fatores internos da empresa.
Palavras-chave: Tecnologia Limpa. Prevenção Ambiental. Certificação Ambiental.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho discute-se a necessidade de mudanças na forma de se pensar o processo das empresas para permitir um crescimento econômico sustentável do ponto de vista ambiental. Num momento em que empresas de grande porte aderem a sistemas de certificação ambiental, convêm discutir se apenas isto é suficiente.
O crescimento do impacto que a sociedade provoca sobre o meio ambiente global pode ser melhor analisado se considerarmos três fatores principais, crescimento populacional, crescimento do consumo per capita e o impacto ambiental de cada produto que consumimos. Ao se discutir este último fator discute-se, de fato, a tecnologia utilizada e a parcela que lhe cabe na exaustão dos recursos naturais.
As pressões por um meio ambiente mais equilibrado tem