Politicas sociais e o serviço social
labib lira da silva
Políticas sociais e o serviço social
Itamaraju
2011
labib lira da silva
políticas sociais e o serviço social
Trabalho apresentado à disciplina de Seminários Temáticos da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Prof.º: Daniela Sikorski, Paulo Sergio Aragão,Clarice da Luz Kernkamp e Maria Lucimar Pereira
Itamaraju
2011
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
4 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
Este trabalho mostra um pouco o Brasil dos anos 80, articulando aspectos da conjuntura internacional às atribulações de um país em crise sócio-econômica e em transição de uma ditadura decadente para um regime ainda por se definir. E ainda como aconteceu o Movimento de Reconceituação, como consistiu em um movimento de crítica ao positivismo e ao funcionalismo e a fundamentação da visão marxista na história e estrutura do Serviço Social.
O Serviço Social é uma profissão cujo processo de construção não aconteceu de forma contínua e linear, da sua origem à sua trajetória sócio – histórico, possuem características complexas, que nem sempre são apreendida e compreendida pela sociedade e até mesmo dentro da própria categoria há apreensões divergentes quanto ao seu processo de transformação e atuação profissional.
DESENVOLVIMENTO * Os primeiros trinta anos do século XX assinalam no Brasil o período de uma dupla transformação. De um lado, o fim do regime escravocrata enfraquecera o domínio político e econômico das antigas oligarquias rurais, promovendo o surgimento de uma nova classe de senhores, cujo principal na cena politica nacional foi adequadamente expresso na politica do café-com-leite, mas a fragilidade política das novas oligarquias dominantes seria logo evidenciada pelas ações dos novos movimentos sociais. De outro, o crescimento das cidades modificava o perfil da população e acelerava o crescimento das carências urbanas no país.