Políticas sociais e serviço social
SOCIOLOGIA
ELZA FONTOURA DE OLIVEIRA
POLÍTICAS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL
SÃO MATEUS - ES
2010
ELZA FONTOURA DE OLIVEIRA
POLÍTICAS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II.
Prof. Adarli Rosana Moreira Goes
São Mateus-ES
2010
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho abordaremos o contexto do serviço social relacionando-o com as políticas sociais. Veremos que o surgimento do serviço social está diretamente ligado ao capitalismo. Pois a partir daí surgem as questões sociais. A luta pelos diretos da classe proletariado. A luta pela garantia de políticas públicas voltadas para necessidades básicas.
A Igreja dar início ao serviço social na forma assistencialista, com o tempo este ato de solidariedade da Igreja avança e surge as escolar voltadas para capacitar profissionais na área da assistência social e daí surge a profissão Serviço Social. Mas não dá para dizer que a intenção da Igreja era apenas fazer o bem, na verdade ela estava preocupada também com a ordem da sociedade, e assim garantindo alguns recursos básicos aos menos favorecidos ela garantia um pouco mais de ordem.
Políticas sociais e Serviço Social
Pensar as políticas sociais de um modo geral e, de modo particular, a política de assistência social na realidade brasileira, supõe pensá-las no contexto das contradições da sociedade capitalista, que reside na produção coletiva de riqueza e sua apropriação privada. A política social é uma maneira de expressar as relações sociais cujas raízes se localizam no mundo da produção.
O processo de acumulação capitalista produz o trabalhador disponível para o capital, uma população sempre maior do que as reais necessidades da acumulação. O resultado é a produção de uma